Home » Beleza e Saúde » Tapioca ou pão: qual é melhor para sua dieta?

Tapioca ou pão: qual é melhor para sua dieta?

Posso trocar o pão por tapioca?

Para uma alimentação saudável é importante fazer algumas substituições saudáveis e inteligentes e trocar o pão por tapioca é uma delas.

A tapioca é pouco calórica, possuindo em uma colher de sopa apenas 70 calorias, é livre de glúten e por essas e outras vantagens é inteligente trocar o pão por tapioca.

A farinha de tapioca é feita a partir das raízes da planta mandioca (Manihot esculenta), que é originalmente um nativo da Amazônia. Hoje o cultivo desta planta é realizado em todo o mundo devido a seus usos abundantes na culinária.

Tapioca é reconhecida também por nomes comuns, como a mandioca, aipim, etc. As raízes no terreno produzem o amido que é processado para formar pó, flocos, paus e pérolas. A farinha de tapioca vem como pó e devido à sua capacidade de absorção de água, ela é usada em molhos, sopas, etc.

Se você ficar sem farinha de tapioca ao preparar qualquer prato, em seguida, seus substitutos virão em uso. A composição de um substituto é quase semelhante à farinha de tapioca e assim é a sua utilidade. Os substitutos comuns são o amido de milho, fécula de batata, de araruta, farinha de arroz etc.

Motivos para trocar o pão por tapioca:

Você pode e deve trocar o pão por tapioca!

Substitua o pão branco por tapioca para obter refeições mais leves e mais saudáveis. A tapioca pode ser consumida todos os dias e sem contra-indicações.

O pão branco é feito de farinha branca refinada que é pobre em nutrientes, é rico em carboidratos, é muito calórico e aumenta os níveis de açúcar no sangue.

  • A tapioca não contém glúten

A tapioca não possui uma proteína presente no glúten, chamada gliadina. Essa “proteína contribui para uma maior inflamação da gordura da barriga e do organismo, causando inchaço. Por isso a tapioca também é uma ótima opção para quem tem intolerância a glúten.

A tapioca também pode ser consumida por diabéticos.

  • A tapioca é uma ótima aliada para a dieta

Como é uma opção de baixa caloria, se combinada com alimentos naturais e saudáveis ela dá uma ótima refeição. Pode ser para o lanche ou para a sobremesa. Uma dica é rechear a tapioca com tomate, brócolis, um pouco de ricota, peito de peru e um fio de azeite. É um lanche super nutritivo e uma delicia!

Muitos modos simples de preparar

Pode ser em formato de panqueca ou até mesmo de pizza, pode ser consumida doce ou salgada. Você pode escolher os recheios que te agradem, mas cuidado para não escolher opções calóricas. Para uma tapioca nutritiva podemos acrescentar de sementes de chia à sua preparação.

Usos para a farinha de Tapioca:

Farinha de tapioca é um ingrediente natural e além de alterar a composição do alimento, ela também presta um sabor único a ele.

Os usos comuns de farinha de tapioca são:

  • Farinha de tapioca é amplamente usada para fazer à base de leite pudins, sobremesas e sucos de frutas.
  • É amplamente usada para adicionar textura ao chá.
  • Farinha de tapioca é usada em molhos e recheios de tortas.
  • É também usado como um agente em molhos e guisados, sopas.
  • Você pode até engrossar produtos lácteos com farinha de tapioca.
  • É usado em combinação com farinha de arroz branco para preparar panquecas, waffles, biscoitos e pizzas.

Com tantas alternativas na mão, eu tenho certeza que você não terá que se comprometer com o sabor dos pratos que você está cozinhando e para uma dieta mais equilibrada vale a pena sim trocar o pão por tapioca.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Name *
Email *
Website