Home » Dicas Gerais » A segunda-feira é o pior dia da semana, explicam os cientistas

A segunda-feira é o pior dia da semana, explicam os cientistas

Por mais que não queiramos ver o lado ruim das segundas-feiras, a maioria de nós já acorda de mau humor. Não é implicância nossa, os cientistas provam o que realmente acontece em nossas vidas.

Apesar disso, podemos mudar e tornar as segundas-feiras dias mais agradáveis.

1. PADRÕES DE SONO

Nossos cérebros são escravos absolutos de nosso relógio biológico. Como a maioria das pessoas não dorme o suficiente durante a semana, muitas vezes elas tentam compensar isso nos fins de semana. Mas, mesmo dormindo mais uma ou duas horas por apenas dois dias, isso pode confundir seu relógio biológico.

Segundo os cientistas, esse sono extra só faz você se sentir mais cansado no início da semana, porque ele pode alterar seu relógio biológico por até 45 minutos. Isso torna ainda mais difícil acordar bem disposto em uma manhã de segunda-feira, apesar você achar que está bem mais descansado.

2. SOCIALIZAR

Os seres humanos são animais sociais, e para se sentirem felizes precisam estar seguros em sua “tribo”, por assim dizer. Mesmo depois de apenas dois dias de distância, de acordo com os cientistas, é preciso certificarmos que estamos seguros em nosso local de trabalho.

Conversar com os seus colegas de trabalho sobre o que aconteceu no fim de semana, é importante para se preparar a semana de trabalho.

3. MUDANÇA SÚBITA

Os cientistas descobriram que quando você pede às pessoas para gravar as suas emoções, em intervalos regulares, verifica-se que as segundas-feiras não são mais estressantes ou deprimentes do que as terças-feiras, quartas-feiras, ou quintas-feiras. As sextas-feiras só saem na frente, porque as pessoas estão antecipando o fim de semana. Fora isso, todos os dias de trabalho são igualmente terríveis.

Mas se você perguntar às pessoas para se lembrarem que dia foi pior, elas vão sempre dizer segunda-feira. Isso se resume ao fato de que há uma mudança emocional maior a partir de domingo (um dia de fim de semana feliz) e segunda-feira (um dia de trabalho). Portanto, não importa, segunda-feira vai sempre parecer que foi o pior dia da sua semana.

4. VOCÊ SE SENTE PIOR SOBRE SI MESMO

Seu fim de semana médio pode envolver comer, beber ou fumar mais do que o normal. E todas essas coisas cobram fisicamente o seu pedágio. Pode ser por isso que um estudo descobriu que as mulheres americanas de todas as idades e locais sentem-se menos atraente às segundas-feiras.

As pessoas também vêem as segundas-feiras como o melhor dia para mudar alguma coisa em suas vidas. Estão mais propensas a considerar (ou, na verdade, iniciar) uma dieta no primeiro dia da semana, assim como parar de fumar, etc. Estas são mudanças positivas, mas elas não são divertidas de fazer.

5. PARECEMOS QUE ESTAMOS MENOS SAUDÁVEIS

Não só parecemos, como somos menos saudáveis às segundas-feiras. Segundas-feiras são também os dia mais comuns que as pessoas sofrem ataques cardíacos e derrames. Mesmo se você não acabar no hospital, a sua pressão arterial é maior na segunda-feira, como é a sua chance de ficar doente em geral.

6. VOCÊ NÃO GOSTA DO SEU TRABALHO

De acordo com uma pesquisa enorme do Gallup, 70 por cento das pessoas odeiam ou, na melhor das hipóteses, são “completamente indiferentes” com relação aos seus trabalhos. Isso contribui para que os psiquiatras chamam de “síndrome da segunda-feira”.

“Os sentimentos de depressão e ansiedade podem começar no domingo à noite, levando a uma segunda-feira improdutiva. Isso pode ser por que 37 por cento dos pedidos de emprego são feitos às terças-feiras, mais do que qualquer outro dia; depois de ter uma terrível segunda-feira no trabalho, o que mais você quer é mudar de emprego.”